3ª Aula, 22/10/2020
Foram postas e sanadas dúvidas sobre as atividades solicitadas anteriormente. Relatamos as dificuldades na compra do material. O mestrando Walter falou estar com dúvidas sobre a discussão de textos se é para fazer resumo, alguma coisa escrita, ou falar no microfone durante a aula. O Prof.. Dr. Deive respondeu que pode ser resumo e que pode ser discussão oral. O professor Deive falou que para a 4ª aula é para fazer um Mapa Conceitual do Plano de aula sobre o Carrinho movido a ar. O professor Deive relembrou que tem um vídeo na Sala de Aula do Google de nossa turma que orienta sobre produção de Mapa Conceitual. O professor Deive mostrou os Bloggers dos mestrandos para inspirar quem ainda não fez a fazer e citou a superorganização do mestrando Ulisses em seu Blogger que mostra os projetos que ele está desenvolvendo com a robótica. O professor Deive disse que a mestranda Janete organizou o Blogger, mas o fundo preto está inadequado. O mestrando Marcos divulgou o site do PPGecim em seu Blogger. Fundo branco do Bloger do Walter ficou bom. O Bloger da mestranda Vângela está bom. O professor relatou a necessidade de todos os mestrandos fazerem sua breve apresentação no Bloger. A mestranda Crislane postou os textos que devemos ler e o professor gostou da divulgação dos textos. Na Explanação sobre a BNCC o mestrando Walter falou sobre o texto e disse que nas escolas os professores são desmotivados a usar Steam por precisar de conhecimentos fora da área e não ter tempo para estudar. Trabalhar com projeto é estar aberto a pesquisa para desenvolver múltiplos saberes entre alunos e professores. Na sala de aula só com o livro didático não tem como ter muita criatividade e com projeto as aulas ficam mais atrativas. Para trabalhar com Steam tem que estudar muito para ficar um trabalho criativo. Devemos trabalhar com projetos que envolvam a cultura dos alunos para assim atrair a atenção e envolvimento dos alunos. A Pedagogia de projetos vê o aluno como o centro do ensino-aprendizagem. O mestrando tem que aprender métodos de pesquisa e de técnicas de ensino. O professor é um pesquisador e temos que reconhecer isso. O que é ser professor pesquisador? Trabalhar com Steam é pesquisar também o espaço que vai trabalhar. Qual o método que usamos para ensinar. Qual nosso método de pesquisa? Trabalhar com Steam é o professor abrir mão de ser o centro do conhecimento. A mestranda Vânia falou que a BNCC estava prevista desde a Constituição de 1988 e só em 2018 foi publicada e vem sendo implementada nas escolas.
Comentários
Postar um comentário