6ª Aula, 12/11/2020

Durante essa aula discutimos sobre o que são objetos de aprendizagem e o Prof. Dr. Deive falou sobre vários tipos como softwares, games, áudios, vídeos, hipertextos e outros. O professor falou sobre as caraterísticas de objetos de aprendizagem e disse que tem que ter interatividade e gerar no sujeito aprendente uma interação e autonomia. Tem que pregar cooperação, cognição (o que aprende e o que não aprende). Tem que ter afetividade envolvida. Disponibilidade para acessar. Acessibilidade (aumentar letra, cor e outros). Confiabilidade (que não der erros). Portabilidade tem que ser pequeno e fácil de carregar. Interoperabilidade tem que catalogar dados. Usabilidade tem que ser intuitivo. Durabilidade tem que ter um tempo mais longo possível. Reusabilidade tem que permitir o usuário acrescentar mais informações a ele. Não é obrigado a ter todas as características. Quando se cria um jogo envolvendo informática tem que fazer o guia para os professores que irão usar. Os mestrandos Donizete e Iasminny apresentaram o Kahoot. Material para aplicar o Kahoot: computador, data show, celulares e internet. O Kahoot pode ser trabalhado individualmente, em dupla ou em grupo com questões de múltipla escolha. O mestrando Donizete falou que a  configuração do Kahoot é em Inglês e ele opta para traduzir automaticamente para o Português durante a apresentação desse objeto de aprendizagem o mestrando Dozinete fez a aplicação para nossa turma com o tema radioatividade e todos gostaram da apresentação. Aconteceu discussão sobre as dificuldades de uso de TICs em escolas públicas por falta de estrutura como computadores e internet de qualidade e a falta de domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos professores.


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