Plano de aula - Monitoramento de Monóxido de Carbono (CO)
Plano de aula
Física/Química/Biologia – 3ª série
EM/1º BIM
Professores:
Crislane Pereira da Costa
José
Rodrigues Dias
André
de Oliveira Moura Brasil
Data:
24/02/2021
Temas:
Monitoramento de monóxido de carbono (CO) em um cigarro; Doenças causadas pelo
cigarro;
Recursos/
Materiais:
Computador,
multimídia, quadro branco e pincel. Materiais para o monitoramento: Conexão
protoboard + sensor MQ7 – cabo USB – 2 garrafas pet – 1 cigarro – cola quente
(bastão e pistola) – tesoura – fita crepe ou adesiva.
Conteúdos:
Saúde;
Circuito e Tecnologia
Objetivo Geral:
Discutir
a quantidade de monóxido de carbono existente no cigarro e os tipos de doenças
causados pelo seu consumo;
Observar
o circuito e as conexões para o monitoramento.
Metodologias:
Pré-aula: Organização do material a ser exposto. Construir uma “máquina que fuma” para utilizar como armazenamento da fumaça do cigarro e demonstrar como irá funcionar a leitura do sensor MQ7.
Vídeo para a construção da “máquina
que fuma”: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YJXmS0Y4nCU. Acesso: 24 de março de 2021.
Aula: Descrição das atividades
1º Explicação e levantamento de questionamentos
sobre o consumo de cigarro e os perigos que o mesmo causa a saúde e ao meio
ambiente;
2º Expor dados científicos da quantidade de
monóxido de carbono que são emitidos pelo cigarro;
3º Será exposto o equipamento montado protoboard
+ sensor MQ7, bem como seu funcionamento para leitura do sensor de gás monóxido
de carbono;
4º Analisar o circuito para o funcionamento do
sensor, conexões, cabos e leitura de saída e/ou entrada das informações;
5º Mostrar o vídeo de como é feito a “máquina
que fuma”;
6º Investigar se os estudantes têm dúvidas em
relação ao assunto e montagem do sistema.
Pós-aula:
Orientar
os alunos a confeccionarem panfletos e cartazes para apresentarem informações
sobre os males que o consumo de cigarro podem causar, demonstrarem imagens e vídeos do monitoramento
feito com o sensor para toda a escola. Para isso, além de fazerem uma pesquisa
mais específica sobre o Monóxido de Carbono e seus efeitos a saúde e meio
ambiente, os alunos irão formar grupos para acompanhar os dados do sensor MQ7 e
expor esses dados obtidos em uma apresentação para todas as turmas da unidade
escolar.
Avaliação:
Avaliação
baseada em projetos e na participação de cada educando durante as atividades
desenvolvidas.
Referências:
Como fazer uma máquina que fuma. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YJXmS0Y4nCU. Acesso em: 20/02/2021.
Física: contexto e aplicações; Ensino Médio/ Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarena Alvares, Carla da Costa Guimarães. Editora Scipione; 2ª edição – São Paulo, 2016. Proposta curricular do Ensino Médio, Tocantins 2018.





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