Plano de aula - Monitoramento de Monóxido de Carbono (CO)

 

Plano de aula

Física/Química/Biologia – 3ª série EM/1º BIM

 

Professores: Crislane Pereira da Costa

José Rodrigues Dias

André de Oliveira Moura Brasil

Data: 24/02/2021

 

 

Temas: Monitoramento de monóxido de carbono (CO) em um cigarro; Doenças causadas pelo cigarro;

Recursos/ Materiais:

Computador, multimídia, quadro branco e pincel. Materiais para o monitoramento: Conexão protoboard + sensor MQ7 – cabo USB – 2 garrafas pet – 1 cigarro – cola quente (bastão e pistola) – tesoura – fita crepe ou adesiva.







Conteúdos:

Saúde; Circuito e Tecnologia

Objetivo Geral:

Discutir a quantidade de monóxido de carbono existente no cigarro e os tipos de doenças causados pelo seu consumo;

Observar o circuito e as conexões para o monitoramento.

Metodologias:

Pré-aula: Organização do material a ser exposto. Construir uma “máquina que fuma” para utilizar como armazenamento da fumaça do cigarro e demonstrar como irá funcionar a leitura do sensor MQ7.  


Vídeo para a construção da “máquina que fuma”: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YJXmS0Y4nCU. Acesso: 24 de março de 2021.

Aula: Descrição das atividades

1º  Explicação e levantamento de questionamentos sobre o consumo de cigarro e os perigos que o mesmo causa a saúde e ao meio ambiente;

2º  Expor dados científicos da quantidade de monóxido de carbono que são emitidos pelo cigarro;

3º  Será exposto o equipamento montado protoboard + sensor MQ7, bem como seu funcionamento para leitura do sensor de gás monóxido de carbono;

4º  Analisar o circuito para o funcionamento do sensor, conexões, cabos e leitura de saída e/ou entrada das informações;

5º  Mostrar o vídeo de como é feito a “máquina que fuma”;

6º  Investigar se os estudantes têm dúvidas em relação ao assunto e montagem do sistema.


Pós-aula:

Orientar os alunos a confeccionarem panfletos e cartazes para apresentarem informações sobre os males que o consumo de cigarro podem causar, demonstrarem imagens e vídeos do monitoramento feito com o sensor para toda a escola. Para isso, além de fazerem uma pesquisa mais específica sobre o Monóxido de Carbono e seus efeitos a saúde e meio ambiente, os alunos irão formar grupos para acompanhar os dados do sensor MQ7 e expor esses dados obtidos em uma apresentação para todas as turmas da unidade escolar.

Avaliação:

Avaliação baseada em projetos e na participação de cada educando durante as atividades desenvolvidas.

Referências:

Como fazer uma máquina que fuma. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YJXmS0Y4nCU. Acesso em: 20/02/2021.

Física: contexto e aplicações; Ensino Médio/ Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarena Alvares, Carla da Costa Guimarães. Editora Scipione; 2ª edição – São Paulo, 2016. Proposta curricular do Ensino Médio, Tocantins 2018.

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