Plano de aula sobre o Carrinho movido a ar

 

Escola Municipal Castelo de Grayskull

Araguaína - TO, 24 de fevereiro de 2021

5º Ano do Ensino Fundamental Turmas “A” e “B”

Professor Pedagogo e Biólogo: André de Oliveira Moura Brasil

 

Plano de aula

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO CARRINHO MOVIDO A AR FEITO A PARTIR DE MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS E RECICLÁVEIS

 

DISCIPLINAS

 

* Português: leitura e interpretação de texto e imagens sobre o lixo (resíduos sólidos) e sua relação com problemas socioambientais como enchentes, poluição, queimadas, etc.

* Matemática: Formas geométricas dos resíduos sólidos e tempo de degradação.

* Ciências: Dengue, Zica, Chikungunya, outras doenças e suas a relações com as tampas de garrafas e outros resíduos sólidos com água das chuvas.

 

OBJETIVOS

 

  • Ler e interpretar texto e imagens relacionadas a destinação incorreta do lixo e sua relação com problemas ambientais e de saúde das pessoas como queimadas, poluição, enchentes, problemas respiratórios, mal cheiro e outros.
  • Associar formas geométricas a resíduos sólidos e descrever numericamente em uma tabela o tempo de degradação dos resíduos sólidos.
  • Entender que o mosquito transmissor das doenças: Dengue, Zica e Chikungunya depende de água parada e limpa para sua reprodução e que os lixos como tampa de garrafa pet e outros materiais podem se tornar focos do Aedes aegypti.
  • Discutir atitudes que impeçam o mosquito da Dengue se multiplicar.
  • Produzir um carro movido a ar por meio de materiais recicláveis.
  • Produzir brinquedos a partir de materiais recicláveis para doação desenvolvendo, assim, a consciência ecológica e a solidariedade.
  • Mostrar em sala de aula por meio de vídeo brinquedos prontos feitos com materiais recicláveis e orientações para a confecção dos mesmos.

 

HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. 

 

DESENVOLVIMENTO

TEMPO ESTIMADO: 4 dias com 4h aula em cada dia.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

·         Livro didático

·         Lápis grafite

·         Lápis de cor

·         Caderno

·         Tesoura sem ponta

·         Linha de pesca ou de crochê

·         Quadro branco

·         Pincéis

·         Cartolina

·         Apagador

·         Data show

·         Notebook

·         Internet

·         Papelão

·         1 palito de churrasco

·         4 tampinhas de garrafa pet

·         1 canudo fino (4 mm)

·         1 canudo grosso (8 mm)

·         1 balão

·         Fita adesiva

·         Vídeos

Outros que se fizerem necessários e possíveis, conforme andamento das aulas e disponibilidades de materiais na escola.

1º Dia

Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a conceituação das palavras reciclagem e reutilização no laboratório de informática da escola e em seguida faremos a leitura do conteúdo: Reciclagem de plásticos: como se dá e no que se transformam? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/711-reciclagem-de-plastico.html. Acesso: 24 fev. 2021 com uma discussão sobre os problemas que Araguaína já teve com plásticos no Lago Azul da Avenida Via lago e outros locais da cidade com sua relação quanto a poluição, entupimento de escoamento de água e enchentes. A turma será interrogada sobre a importância da reciclagem e da reutilização de embalagens e materiais em uma atividade de redação que será produzida de forma individual e apresentada oralmente em sala de aula em uma roda de conversa.

 

2º DIA

Será exibido o vídeo 5° ano – Ciências - Vol. 4 – Cap. 7 - Aula 10 - Reciclagem / Tratamento do lixo em sala de aula por meio do uso de data show. Disponível em: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YGrfJTZGaU0. Acesso: 24 fev. 2021. Os alunos serão orientados antes de assistir a fazerem anotações sobre o vídeo. Em seguida farei questionamentos sobre quais os animais transmissores de doenças, sobre as formas de poluição provocadas pelo lixo (resíduos sólidos) quando estes têm destinação final de forma inadequada e os alunos terão que fazer cartazes em grupo de 3 pessoas sobre os efeitos negativos dos lixos e o que podemos fazer para contribuir para o descarte final correto dos resíduos sólidos inorgânicos e orgânicos.

 

3º DIA

Discutiremos como o Aedes Aegypti se desenvolve? Quais doenças ele transmite e o que podemos fazer para evitar essas doenças. O professor copiará um tento no quadro e os alunos transcreverão para seus cadernos. Os alunos serão levados ao laboratório de informática para pesquisarem sobre brinquedos feitos com materiais recicláveis e reutilizáveis fazendo anotações sobre o quais materiais precisarão ter para produzir os brinquedos.

 

4º DIA

Realizaremos uma oficina de brinquedos ecológicos com a expectativa de os alunos produzirem os brinquedos das ilustrações abaixo e outros que eles quiserem.





REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 24 fev. 2021.


Brinquedos Ecológicos: Passo a Passo.  Disponível em: https://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/brinquedos-ecologicos-passo-a-passo. Acesso em: 24 fev. 2021. 


Oficina de brinquedos ecológicos com grupo de professoras de Ensino Infantil e Fundamental da SEESP e Prefeitura de Mogi das Cruzes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8P8Rlozh6io. Acesso: 24 fev. 2021.


SANTETTI, Paulaetti. Mostra de Projetos 2011. Brincando e Reciclando. Cascavel, Paraná. Disponível em: http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/brincando_reciclando[29217].pdf. Acesso: 24 fev. 2021.

 

Vídeo Como fazer um carrinho com papelão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NAK3W1W2v0Y&feature=emb_logo. Acesso: 24 fev. 2021.

 

SANTOS, Eliane Barreto Maia; NASCIMENTO, Roseday Santos; POLIDO, Margareth. Plano de aula alinhado à BNCC. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2022/reutilizacao-e-reciclagem. Acesso: 24 fev. 2021.

 

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