Plano de aula sobre o Carrinho movido a ar
Escola Municipal Castelo de Grayskull
Araguaína - TO, 24 de fevereiro de 2021
5º Ano do Ensino Fundamental Turmas “A” e
“B”
Professor Pedagogo e Biólogo: André de
Oliveira Moura Brasil
Plano de aula
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO CARRINHO MOVIDO A AR FEITO A PARTIR DE
MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS E RECICLÁVEIS
DISCIPLINAS
* Português:
leitura e interpretação de texto e imagens sobre o lixo (resíduos sólidos) e
sua relação com problemas socioambientais como enchentes, poluição, queimadas,
etc.
* Matemática: Formas
geométricas dos resíduos sólidos e tempo de degradação.
* Ciências:
Dengue, Zica, Chikungunya, outras doenças e suas a relações com as tampas de
garrafas e outros resíduos sólidos com água das chuvas.
OBJETIVOS
- Ler e interpretar texto e imagens relacionadas a
destinação incorreta do lixo e sua relação com problemas ambientais e de
saúde das pessoas como queimadas, poluição, enchentes, problemas
respiratórios, mal cheiro e outros.
- Associar formas geométricas a resíduos sólidos e
descrever numericamente em uma tabela o tempo de degradação dos resíduos
sólidos.
- Entender que o mosquito transmissor das doenças:
Dengue, Zica e Chikungunya depende de água parada e limpa para sua
reprodução e que os lixos como tampa de garrafa pet e outros materiais podem
se tornar focos do Aedes aegypti.
- Discutir atitudes que impeçam o mosquito da Dengue
se multiplicar.
- Produzir um carro movido a ar por meio de materiais
recicláveis.
- Produzir brinquedos a partir de materiais
recicláveis para doação desenvolvendo, assim, a consciência ecológica e a
solidariedade.
- Mostrar em sala de aula por meio de vídeo
brinquedos prontos feitos com materiais recicláveis e orientações para a
confecção dos mesmos.
HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR
(EF05CI05)
Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções
tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de
materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
DESENVOLVIMENTO
TEMPO ESTIMADO: 4 dias com 4h
aula em cada dia.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
·
Livro didático
·
Lápis grafite
·
Lápis de cor
·
Caderno
·
Tesoura sem ponta
·
Linha de pesca ou de crochê
·
Quadro branco
·
Pincéis
·
Cartolina
·
Apagador
·
Data show
·
Notebook
·
Internet
·
Papelão
·
1 palito de churrasco
·
4 tampinhas de garrafa pet
·
1 canudo fino (4 mm)
·
1 canudo grosso (8 mm)
·
1 balão
·
Fita adesiva
·
Vídeos
Outros que se fizerem necessários e possíveis, conforme andamento das
aulas e disponibilidades de materiais na escola.
1º Dia
Levantamento dos
conhecimentos prévios dos alunos sobre a conceituação das palavras reciclagem e
reutilização no laboratório de informática da escola e em seguida faremos a
leitura do conteúdo: Reciclagem de plásticos: como se dá e no que se
transformam? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/711-reciclagem-de-plastico.html.
Acesso: 24 fev. 2021 com uma discussão sobre os problemas que Araguaína já teve
com plásticos no Lago Azul da Avenida Via lago e outros locais da cidade com
sua relação quanto a poluição, entupimento de escoamento de água e enchentes. A
turma será interrogada sobre a importância da reciclagem e da reutilização de
embalagens e materiais em uma atividade de redação que será produzida de forma
individual e apresentada oralmente em sala de aula em uma roda de conversa.
2º DIA
Será exibido o vídeo 5° ano – Ciências - Vol. 4 – Cap. 7 - Aula 10 - Reciclagem / Tratamento do lixo em sala de aula por meio do uso de data show. Disponível em: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YGrfJTZGaU0. Acesso: 24 fev. 2021. Os alunos serão orientados antes de assistir a fazerem anotações sobre o vídeo. Em seguida farei questionamentos sobre quais os animais transmissores de doenças, sobre as formas de poluição provocadas pelo lixo (resíduos sólidos) quando estes têm destinação final de forma inadequada e os alunos terão que fazer cartazes em grupo de 3 pessoas sobre os efeitos negativos dos lixos e o que podemos fazer para contribuir para o descarte final correto dos resíduos sólidos inorgânicos e orgânicos.
3º DIA
Discutiremos
como o Aedes Aegypti se desenvolve?
Quais doenças ele transmite e o que podemos fazer para evitar essas doenças. O
professor copiará um tento no quadro e os alunos transcreverão para seus
cadernos. Os alunos serão levados ao laboratório de informática para
pesquisarem sobre brinquedos feitos com materiais recicláveis e reutilizáveis
fazendo anotações sobre o quais materiais precisarão ter para produzir os
brinquedos.
4º DIA
Realizaremos uma oficina de brinquedos ecológicos com a expectativa de os alunos produzirem os brinquedos das ilustrações abaixo e outros que eles quiserem.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 24 fev. 2021.
Brinquedos Ecológicos: Passo a Passo. Disponível em: https://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/brinquedos-ecologicos-passo-a-passo.
Acesso em: 24 fev. 2021.
Oficina de brinquedos ecológicos com grupo de professoras de Ensino Infantil e Fundamental da SEESP e Prefeitura de Mogi das Cruzes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8P8Rlozh6io. Acesso: 24 fev. 2021.
SANTETTI, Paulaetti. Mostra de Projetos 2011. Brincando e Reciclando. Cascavel,
Paraná. Disponível em: http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/brincando_reciclando[29217].pdf.
Acesso: 24 fev. 2021.
Vídeo Como fazer um carrinho com papelão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NAK3W1W2v0Y&feature=emb_logo.
Acesso: 24 fev. 2021.
SANTOS, Eliane Barreto Maia; NASCIMENTO, Roseday Santos;
POLIDO, Margareth. Plano de aula alinhado à BNCC. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2022/reutilizacao-e-reciclagem.
Acesso: 24 fev. 2021.



Comentários
Postar um comentário